segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O EVANGELHO ÁRABE DA INFÂNCIA DE JESUS

Clique para ampliar
Influenciado por dois outros textos apócrifos, o Protoevangelho de Tiago e o Evangelho do Pseudo-Tomé, o Evangelho Árabe de Infância narra uma série de milagres operados por Jesus durante sua infância. Dentre os relatos que mais chamam atenção estão o nascimento de Jesus numa caverna, a descrição dos magos como sendo zoroástricos (religião de origem persa), o nome dos dois malfeitores da cruz (Tito e Dímaco),  e alguns milagres curiosos, tais como a quebra de um feitiço que havia transformado um homem num mulo e o exorcismo operado pela fralda do menino Jesus.

O culto às relíquias (prepúcio, faixas que envolveram o menino Jesus, etc.), a história da mula, inspirada na história Lausíaca de Paladino (século V) e outros elementos presentes no texto não permitem situar sua redação antes do século VI d.C. Seguem abaixo alguns trechos do livro:
1) O nascimento de Jesus numa caverna: “E ais que a caverna [onde Jesus nascera] estava resplandecente [...] e [...] brilhava mais que o sol do meio-dia” (cap. III).
2) Os magos zoroástricos: “[Os] magos vieram de países do Oriente a Jerusalém, tal como havia predito Zoroastro” (cap. VII).
3) Os nomes dos dois ladrões na cruz: “Daqui a trinta anos, ó minha mãe, os judeus me crucificarão em Jerusalém, e estes dois ladrões [encontrados no deserto enquanto Jesus seguia com sua família para o Egito fugindo de Herodes] serão postos na cruz ao meu lado, Tito à minha direita e Dímaco à minha esquerda, e neste dia Tito me precederá no Paraíso” (cap. XXIII).
4) O homem transformado em mulo:  “Este mulo que aqui vês é nosso irmão, e algumas mulheres, com seus encantamentos, reduziram-no a este estado [...]. Maria,  comovida  e chorando [...] ergueu o menino Jesus e colocou-o sobre o dorso do mulo dizendo: ‘Meu filho, cura este mulo [...] e faze com que [...] recobre a razão da qual foi privado’. [...] Nem bem estas palavras haviam saído dos lábios de Maria e o mulo já havia retomado a forma humana” (cap. XXI).
5) A fralda exorcista: “Maria havia lavado as fraldas do Senhor Jesus e as estendera sobre umas madeiras, o menino possuído pegou uma das fraldas e colocou-a sobre sua cabeça. Imediatamente os demônios fugiram, saindo pela sua boca, e foram vistos sob a forma de corvos e serpentes”(cap. XII).
Referências bibliográficas:
OTERO, Aurelio de Santos. Los Evangelios apócrifos. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 2005.
PROENÇA, Eduardo de (org.). Apócrifos e pseudo-epígrafos da Bíblia. São Paulo: Fonte Editorial, 2005.

Imagem:
RUBENS, Pauwel Pieter
Cristo na cruz entre dois ladrões
1619-1620
Óleo sobre painel, 429 x 311 cm
Koninklijk Museum voor Schone Kunsten, Antuérpia

Prof. Jones Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário