Clique para ampliar |
Sua vantagem em relação ao Google Maps são suas belíssimas imagens em relevo. Para editar a imagem inserindo nomes e sinais indicativos utilizei o Corel-Photo Paint.
Prof. Jones Mendonça
Clique para ampliar |
“to the time of the judges jerusalem was known as Urusalim [...] the element Uru being indicated by the Sumerian ideogram uru=city [1]”.
“no tempo dos juizes Jerusalém era conhecida como Urusalim [...] (Uru sendo o elemento indicada pelo ideograma sumério uru = cidade).”
Mapa da Palestina. Em destaque a cidade de Belém |
Jesus nasceu em Belém, fugiu para o Egito, viveu em Nazaré , curou em Cafarnaum e foi crucificado em Jerusalém.
“The current web site is a tool for scholarly research. It presumes that users are already familiar with the materials they are researching, and should not be misinterpreted as being a complete lexicon at this stage.
“O site atual é uma ferramenta para a pesquisa acadêmica. Ela pressupõe que os usuários já estão familiarizados com os materiais que estão pesquisando, e não deve ser interpretado como sendo um léxico completo nesta fase.
Cena do Livro dos Mortos, 1280 a.C. |
Circuncisão no Egito |
“Desperte! Desperte!, ó Sião, vista-se de força. Vista suas roupas de esplendor, ó Jerusalém, cidade santa. Os incircuncisos e os impuros não tornarão a entrar em você.”
Davar, versão 1.0 |
Clique para ampliar |
1) O nascimento de Jesus numa caverna: “E ais que a caverna [onde Jesus nascera] estava resplandecente [...] e [...] brilhava mais que o sol do meio-dia” (cap. III).
2) Os magos zoroástricos: “[Os] magos vieram de países do Oriente a Jerusalém, tal como havia predito Zoroastro” (cap. VII).
3) Os nomes dos dois ladrões na cruz: “Daqui a trinta anos, ó minha mãe, os judeus me crucificarão em Jerusalém, e estes dois ladrões [encontrados no deserto enquanto Jesus seguia com sua família para o Egito fugindo de Herodes] serão postos na cruz ao meu lado, Tito à minha direita e Dímaco à minha esquerda, e neste dia Tito me precederá no Paraíso” (cap. XXIII).
4) O homem transformado em mulo: “Este mulo que aqui vês é nosso irmão, e algumas mulheres, com seus encantamentos, reduziram-no a este estado [...]. Maria, comovida e chorando [...] ergueu o menino Jesus e colocou-o sobre o dorso do mulo dizendo: ‘Meu filho, cura este mulo [...] e faze com que [...] recobre a razão da qual foi privado’. [...] Nem bem estas palavras haviam saído dos lábios de Maria e o mulo já havia retomado a forma humana” (cap. XXI).
5) A fralda exorcista: “Maria havia lavado as fraldas do Senhor Jesus e as estendera sobre umas madeiras, o menino possuído pegou uma das fraldas e colocou-a sobre sua cabeça. Imediatamente os demônios fugiram, saindo pela sua boca, e foram vistos sob a forma de corvos e serpentes”(cap. XII).